OBRIGADO PELA VISITA!

É muito bom poder dividir com você,um pouco da felicidade que ilumina nossos corações.

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

EMEF Profª Marili Dias -São Paulo-SP, Brasil
Sou um ser humano. Tenho virtudes e defeitos e possuo a missão de EDUCAR. AMO MINHA PROFISSÃO!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Projeto "Sistema Solar"

A Professora Isabel (Ciências) “viajou” com os alunos da Escola Estadual Deputado Guilherme de Oliveira Gomes pelo sistema solar com a finalidade de ampliar as opções de atividades didáticas, visando sempre enriquecê-las e aprimorá-las. Durante algumas semanas nossos alunos realizaram um trabalho científico sobre o Universo. Primeiramente os alunos visitaram a biblioteca e o laboratório de informática, pesquisaram em livros e sites sobre o tema. Após as pesquisas, na segunda fase do projeto, os grupos foram em busca de materiais para a confecção das maquetes do Sistema Solar. De posse de informações e de materiais tais como: bolinhas de isopor, tinta e arame os alunos construíram belas réplicas do Sistema Solar.
Foram usados vários tamanhos de bolas, dos mais diversos materiais. Elas receberam pintura adequada, foram incluídos os eixos de rotação, as maquetes mostram detalhes da superfície e até exibem a representação dos anéis dos planetas gasosos, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. As maquetes foram complementadas com a exibição de painéis ressaltando as principais características de cada planeta, tais como, sua massa, densidade, diâmetro, distância do Sol, número de satélites etc.
Os alunos apresentaram aos colegas algumas curiosidades sobre os Planetas;falaram das características dos Planetas, tamanho, disposição na Via Láctea e como surgiu o Universo.Para a montagem da maquete foram reunidos vários alunos, numa equipe, ficando cada um responsável por um destes itens.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

TEATRO " A GATA BORRALHEIRA"

(comentario da atividade de autoria de Luiz Fernando de Souza, in: UM PALCO PARA O CONTO DE FADAS: UMA EXPERIÊNCIA TEATRAL COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL)"O conto de fadas ajuda o aluno a conhecer a história, muitas vezes oculta, da constituição das relações sociais do mundo, tal como o conhecemos hoje, assim como as diferentes maneiras pelas quais a humanidade age neste mundo na eterna luta pela vida, construindo sociedades e as destruindo, estabelecendo sistemas de governo e estilos de vida.
Outro objetivo da narrativa e da dramatização dos contos de fadas, reside no fato de ele permitir ao aluno “construir um ligação verdadeiramente satisfatória com outra pessoa” (Bettelheim, 1996, p. 19).
Na grande maioria dos contos de fadas o herói precisa sempre encontrar um outro que o ajude a atingir um estágio mais avançado de conhecimento e de amadurecimento. E quando esse objetivo é alcançado na narrativa, constitui-se afinal um exemplo de sentido para a vida individual do herói e,conseqüentemente, para o aluno.
Acreditamos que a prática teatral em questão, visa colaborar com uma concepção de educação que possibilite ao aluno desenvolver um tipo particular de conhecimento, o sensível, que colabore com sua iniciação no mundo cultural através da apresentação do que de mais significativo possa haver na cultura do país e do mundo, usando “linguagens estéticas” que estimulem a vivência de experiências sensoriais e expressivas, adaptando esse material às necessidades específicas do palco e do entendimento do aluno, levando-o a se reconhecer como um vasto campo de possibilidades na interação com o outro.



Peça teatral dirigida pelo Professor Alexandre ( oficina de Artes) com participação dos alunos do Ensino Fundamental II.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Nas aulas de ciências, dicas para nossos alunos cuidarem da saúde no verão...

Durante o verão, é comum as temperaturas elevadas provocarem uma inibição da fome, ao contrário do inverno que aumenta o nosso apetite. Este efeito anorexígeno (inibidor da fome) induzido pelo calor, pode agir negativamente se ficamos em jejum. Por isso, a melhor forma de contornar este problema é consumir alimentos de fácil digestão, como saladas, frutas, legumes,etc O verão é uma boa época para apresentar as frutas para as crianças: afinal, muitas delas, como a melancia e a maçã – são refrescantes, hidratam o organismo e até podem substituir os doces, já que contêm sacarose (açúcar). Comer frutas parece um ato simples, mas tem muita criança que torce o nariz – ainda mais hoje, nessa nossa geração fast-food.
“As frutas são fontes naturais de vitaminas, com elas, o metabolismo do corpo funciona corretamente, o organismo se protege de doenças e tudo fica em ordem: cabelo, pele, ossos...”.Para a professora Isabel, o primeiro passo para uma criança começar a gostar de frutas é tê-las em casa em local visível. Assim, os pequenos se acostumam com o alimento.
Com o calor forte que promete tomar conta do verão, a salada de frutas é uma opção refrescante – é só picar diversas delas, misturá-las com suco de laranja (sem açúcar, de preferência) e servir bem gelado.
A Professora Isabel, contextualizou sua aula sobre vitaminas , sais minerais e alimentação saudável no verão com uma deliciosa salada de frutas, preparada pelos alunos. Ficou uma delícia!