OBRIGADO PELA VISITA!

É muito bom poder dividir com você,um pouco da felicidade que ilumina nossos corações.

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

EMEF Profª Marili Dias -São Paulo-SP, Brasil
Sou um ser humano. Tenho virtudes e defeitos e possuo a missão de EDUCAR. AMO MINHA PROFISSÃO!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

TEATRO " A GATA BORRALHEIRA"

(comentario da atividade de autoria de Luiz Fernando de Souza, in: UM PALCO PARA O CONTO DE FADAS: UMA EXPERIÊNCIA TEATRAL COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL)"O conto de fadas ajuda o aluno a conhecer a história, muitas vezes oculta, da constituição das relações sociais do mundo, tal como o conhecemos hoje, assim como as diferentes maneiras pelas quais a humanidade age neste mundo na eterna luta pela vida, construindo sociedades e as destruindo, estabelecendo sistemas de governo e estilos de vida.
Outro objetivo da narrativa e da dramatização dos contos de fadas, reside no fato de ele permitir ao aluno “construir um ligação verdadeiramente satisfatória com outra pessoa” (Bettelheim, 1996, p. 19).
Na grande maioria dos contos de fadas o herói precisa sempre encontrar um outro que o ajude a atingir um estágio mais avançado de conhecimento e de amadurecimento. E quando esse objetivo é alcançado na narrativa, constitui-se afinal um exemplo de sentido para a vida individual do herói e,conseqüentemente, para o aluno.
Acreditamos que a prática teatral em questão, visa colaborar com uma concepção de educação que possibilite ao aluno desenvolver um tipo particular de conhecimento, o sensível, que colabore com sua iniciação no mundo cultural através da apresentação do que de mais significativo possa haver na cultura do país e do mundo, usando “linguagens estéticas” que estimulem a vivência de experiências sensoriais e expressivas, adaptando esse material às necessidades específicas do palco e do entendimento do aluno, levando-o a se reconhecer como um vasto campo de possibilidades na interação com o outro.



Peça teatral dirigida pelo Professor Alexandre ( oficina de Artes) com participação dos alunos do Ensino Fundamental II.

Um comentário:

. disse...

Não é por que fiz parte dessa peça mas digo que essa peça foi uma das melhores do alexandre...Mas como assim uma das melhores...todas foram otimas...tendo o Profª Alexandre dirigindo digo que tudo que ele faz nao pode ser perfeito mais sera sempre o melhor.....


by:Felipe Gabriel 7ªB do ano de 2009...

felipegscarneiro@hotmail.com