OBRIGADO PELA VISITA!

É muito bom poder dividir com você,um pouco da felicidade que ilumina nossos corações.

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

EMEF Profª Marili Dias -São Paulo-SP, Brasil
Sou um ser humano. Tenho virtudes e defeitos e possuo a missão de EDUCAR. AMO MINHA PROFISSÃO!

domingo, 26 de outubro de 2008

AULAS DE MÚSICA NA E.E.DEP.GUILHERME

Música nas escolas públicas A obrigatoriedade do ensino de música mobiliza artistas e educadores A luta pela implementação do ensino obrigatório de música nas escolas de educação básica não é novidade. Nos anos 30, o compositor Villa-Lobos já mostrava essa preocupação, percorrendo diversas escolas públicas paulistas, em uma campanha pela inclusão da música no currículo escolar. O movimento agregou mais de 10 mil adeptos, a demanda foi atendida e o ensino de música implantado com aulas de canto orfeônico. Após o golpe militar, a música foi retirada do currículo do ensino básico pela reforma do ensino de 1974. A campanha de Villa-Lobos não foi em vão. A discussão acerca da importância do ensino de música foi retomada e a busca pela aprovação de uma lei que a traga de volta ao currículo escolar possui adeptos em todo o Brasil. Entre as justificativas expostas pelo projeto de lei a ser aprovado, está a de que “estudos e pesquisas mostram que a aprendizagem musical contribui para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e afetivo e, principalmente, para a construção de valores pessoais e sociais de crianças, jovens e adultos.”
A música desenvolve ainda a percepção de modo geral, desperta a sensibilidade, revela valores éticos e estéticos, tornando o ser humano mais sensível e criativo e, neste sentido, como meio de expressão e como força geradora de energia é, sem dúvida, um componente fundamental para a formação integral da personalidade humana.
Prof Alexandre trabalha em nossa oficina de Artes.Enquanto o projeto não é aprovado ele ministra aulas de violão como voluntário toda quinta-feira das 16h45 as 18h30 . Nas aulas, os alunos aprendem teoria e prática musical.

Nenhum comentário: