A música desenvolve ainda a percepção de modo geral, desperta a sensibilidade, revela valores éticos e estéticos, tornando o ser humano mais sensível e criativo e, neste sentido, como meio de expressão e como força geradora de energia é, sem dúvida, um componente fundamental para a formação integral da personalidade humana.
OBRIGADO PELA VISITA!
É muito bom poder dividir com você,um pouco da felicidade que ilumina nossos corações.
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
- Escola Estadual Dep Guilherme de Oliveira Gomes
- EMEF Profª Marili Dias -São Paulo-SP, Brasil
- Sou um ser humano. Tenho virtudes e defeitos e possuo a missão de EDUCAR. AMO MINHA PROFISSÃO!
domingo, 26 de outubro de 2008
AULAS DE MÚSICA NA E.E.DEP.GUILHERME
Música nas escolas públicas
A obrigatoriedade do ensino de música mobiliza artistas e educadores A luta pela implementação do ensino obrigatório de música nas escolas de educação básica não é novidade. Nos anos 30, o compositor Villa-Lobos já mostrava essa preocupação, percorrendo diversas escolas públicas paulistas, em uma campanha pela inclusão da música no currículo escolar. O movimento agregou mais de 10 mil adeptos, a demanda foi atendida e o ensino de música implantado com aulas de canto orfeônico. Após o golpe militar, a música foi retirada do currículo do ensino básico pela reforma do ensino de 1974. A campanha de Villa-Lobos não foi em vão. A discussão acerca da importância do ensino de música foi retomada e a busca pela aprovação de uma lei que a traga de volta ao currículo escolar possui adeptos em todo o Brasil.
Entre as justificativas expostas pelo projeto de lei a ser aprovado, está a de que “estudos e pesquisas mostram que a aprendizagem musical contribui para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e afetivo e, principalmente, para a construção de valores pessoais e sociais de crianças, jovens e adultos.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário