OBRIGADO PELA VISITA!

É muito bom poder dividir com você,um pouco da felicidade que ilumina nossos corações.

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

EMEF Profª Marili Dias -São Paulo-SP, Brasil
Sou um ser humano. Tenho virtudes e defeitos e possuo a missão de EDUCAR. AMO MINHA PROFISSÃO!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

HINO NACIONAL

A constatação, de que os alunos não cantavam o Hino Nacional Brasileiro, porque não sabiam a letra, levou os professores Silvio – Informática e Julciléa - Filosofia de 5ª a 8ªsérie, a desenvolver um Projeto sobre o Hino Nacional com todas as suas turmas.
O processo inicial foi coordenado pela professora Julciléa em sala de aula. Em equipes de cinco alunos, foram pesquisadas palavras que não conheciam muito bem, assim cada palavra passou a ser conhecida em detalhes como significação, ortografia, fonética, formação e acentuação, e usadas em textos criados pelos próprios alunos,assim, estudaram a letra do Hino Nacional, destacando e interpretando, inclusive por meio de desenhos.
Outras atividades trabalhadas: Interpretação de textos,palavras cruzadas,caça-palavras, Charge, seminário e debates.
A cada semana os alunos são reunidos no pátio da escola para cantar o Hino Nacional sem o acompanhamento de CD, para que trabalhem a pronúncia correta das palavras que, com o passar do tempo, estão cada vez mais conhecidas.
A partir dos conhecimentos resultantes desta pesquisa durante a aulas os alunos criaram uma peça de teatro com fantoches; associando a criação do Hino ao importante episódio da Proclamação da República, ilustrando a transição do regime monárquico para o republicano.

Além de cantar o hino nossos alunos aprenderam muito mais do que a letra, eles sabem o significado de tudo e até mesmo da Bandeira Nacional. Foi trabalhado a auto-estima, a cidadania,etc. Na sala de Informática o professor Silvio, desenvolveu:

  • Interpretação do Hino Nacional - Microsoft Word;
  • Trabalhou o mapa do Brasil - estados, capitais e suas respectivas siglas- Microsoft Excel;
  • Símbolos da Pátria - Microsoft Power Point, Paint;
  • Dados do Brasil - Microsoft Excel

Nenhum comentário: