OBRIGADO PELA VISITA!

É muito bom poder dividir com você,um pouco da felicidade que ilumina nossos corações.

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

EMEF Profª Marili Dias -São Paulo-SP, Brasil
Sou um ser humano. Tenho virtudes e defeitos e possuo a missão de EDUCAR. AMO MINHA PROFISSÃO!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

PROJETO DE CIÊNCIAS - Educação Nutricional Profª Isabel ( 5ª A,B e C, 7ªA e B e 8ª série B) Reflexão e análise dos determinantes do comportamento alimentar e suas características sócio culturais como contexto do processo educativo. Diferenciação do conhecimento tradicional e do conhecimento científico como saberes incorporados nas práticas alimentares. Discussão de como a educação nutricional se insere nos diferentes campos de atuação. JUSTIFICATIVA O conhecimento dos conceitos da área de nutrição; dos nutrientes, suas funções e fontes, permitirá a elaboração de cardápios saudáveis e dietas específicas, bem como compreender o desenvolvimento das doenças crônico-degenerativas. OBJETIVO Reconhecer os nutrientes e o valor nutricional dos alimentos, bem como os conceitos básicos relacionados a Ciência da Nutrição CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Conceitos básicos: ­ Nutrição, alimentação, alimento, nutriente ­ Dieta, cardápio, dietética ­ Digestão, absorção, metabolismo, excreção ­ Estado nutricional, recomendações e necessidades nutricionais Carboidratos: conceito, classificação, funções e fontes ­ Proteínas: conceito, classificação, funções e fontes ­ Lipídeos: conceito, classificação, funções e fontes METODOLOGIA (PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS) O conteúdo programático é desenvolvido através de: · Aulas expositivas dialogadas · Aulas práticas. Realizadas em equipes na sala de aula. Cuidados no manuseio, limpeza e habilidade com equipamentos e material e diversos tipos de alimentos fazem parte da aula prática. Os alunos deixam a sala limpa como receberam. Elaboração de relatório referente à prática. RECURSOS: Quadro;data show, laboratório de informática, Internet,Cozinha experimental, bibliografia para consultas em aula.

Nenhum comentário: