OBRIGADO PELA VISITA!

É muito bom poder dividir com você,um pouco da felicidade que ilumina nossos corações.

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

EMEF Profª Marili Dias -São Paulo-SP, Brasil
Sou um ser humano. Tenho virtudes e defeitos e possuo a missão de EDUCAR. AMO MINHA PROFISSÃO!

sábado, 18 de outubro de 2008

OFICINA DE EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS

EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS É fundamental proporcionar aos alunos atividades em que estes confrontem os conhecimentos que já têm sobre matemática com os conhecimentos que vão adquirindo durante as aulas. É nestes confrontos que eles vão construindo novos saberes, ampliando os seus conhecimentos sobre o conceito da ciência matemática e desenvolvendo o raciocíonio lógico. O jogo é uma experiência de aprendizagem que, pelo seu caráter motivador, deveria estar mais presente na aula de Matemática. Refletindo sobre isso a Professora Elza da Oficina de experiências matemáticas aferiu estratégias de utilização do jogo que se traduz numa atividade de construção de conhecimento e de desenvolvimento de motivação para aprendizagem. Assim, delineou alguns passos essenciais que uma estratégia da utilização do jogo deve, segundo a sua perspectiva: Reflexão inicial Corresponde a uma primeira fase da decodificação das tarefas que são apresentadas aos alunos. Pretende-se que estes procurem compreender as regras e as funções dos materiais distribuídos e que mobilizem os seus saberes relativamente aos conceitos em jogo.
Simulação Corresponde a uma simulação inicial de uma situação possível do jogo. Permite esclarecer dúvidas, discutindo as várias interpretações dos alunos sobre as regras e os materiais. Não se trata propriamente de um debate, correspondendo antes a uma verificação de fatos, relações, diferenças e comparações que os alunos têm necessidade de discutir antes de começarem a jogar. Situações de jogo Corresponde à atividade de jogar propriamente dita, na qual a comunicação matemática escrita e oral deve assumir um aspecto fundamental, assim como o trabalho colaborativo. Para a organização destas situações de jogo, o professor elabora uma folha de registros apropriada, que fornece aos alunos. Esta folha permite também ao professor avaliar a dinâmica de trabalho, incompreensões ao nível das regras ou de conteúdos matemáticos e colocar questões, aprofundando a comunicação na sala de aula. Debate Corresponde a uma fase posterior à atividade de jogar, e tem como objetivo que os alunos reflitam sobre as situações vividas durante o jogo: discussão de dificuldades, avaliação de procedimentos e resultados, reflexão sobre os conceitos matemáticos e sobre a pertinência das tarefas realizadas, avaliação do jogo como motivação para a aprendizagem, etc.
Reflexão escrita Corresponde a uma reflexão individual sobre as atividades realizadas e as situações vivenciadas durante e após o jogo, em que é privilegiada a comunicação escrita. Esta reflexão é, geralmente, proposta sob a forma de um comentário escrito. Este pode incidir sobre os conceitos e os procedimentos matemáticos, assim como sobre aspectos que envolvam as tarefas propostas e a sua concretização.

4 comentários:

Nivia disse...

Gostaria muitíssimo que vocês entrassem em contato comigo para poder trocar atividades na area matemática, pois estou tendo este ano esta nova experência em minha vida escolar e estou vendo que vocês podem me enriquecer muito.Meu email é:niviaricardocosta@hotmail.com

Anônimo disse...

Solange
Olá ...Preciso muito da ajuda de vcs.Tenho um 8ºAno muito difícil de trabalhar, e estou sem idéias.São turmas que não se interessam muito por nada.Gostaria de uma mãozinha, para novas tentativas.Meu email: solangebsic@hotmail.com
Muito grata.

Michele Gotelipe disse...

Olá, sou professora de experiências matemáticas e gostaria de trocar "figurinhas" com outros professores sobre a disciplina. Se alguém tiver alguma ideia de brincadeira legal pode me enviar e também tenho algumas bem bacanas! Meu email é michelegotelip@ig.com.br

herlaine santana dos santos disse...

olar presizo da tua ajuda para uma experiência de matemática para uma feira escolar estou cem ideias