Simulação
Corresponde a uma simulação inicial de uma situação possível do jogo. Permite esclarecer dúvidas, discutindo as várias interpretações dos alunos sobre as regras e os materiais. Não se trata propriamente de um debate, correspondendo antes a uma verificação de fatos, relações, diferenças e comparações que os alunos têm necessidade de discutir antes de começarem a jogar.
Situações de jogo
Corresponde à atividade de jogar propriamente dita, na qual a comunicação matemática escrita e oral deve assumir um aspecto fundamental, assim como o trabalho colaborativo. Para a organização destas situações de jogo, o professor elabora uma folha de registros apropriada, que fornece aos alunos. Esta folha permite também ao professor avaliar a dinâmica de trabalho, incompreensões ao nível das regras ou de conteúdos matemáticos e colocar questões, aprofundando a comunicação na sala de aula.
Debate
Corresponde a uma fase posterior à atividade de jogar, e tem como objetivo que os alunos reflitam sobre as situações vividas durante o jogo: discussão de dificuldades, avaliação de procedimentos e resultados, reflexão sobre os conceitos matemáticos e sobre a pertinência das tarefas realizadas, avaliação do jogo como motivação para a aprendizagem, etc.
Reflexão escrita
Corresponde a uma reflexão individual sobre as atividades realizadas e as situações vivenciadas durante e após o jogo, em que é privilegiada a comunicação escrita. Esta reflexão é, geralmente, proposta sob a forma de um comentário escrito. Este pode incidir sobre os conceitos e os procedimentos matemáticos, assim como sobre aspectos que envolvam as tarefas propostas e a sua concretização.
4 comentários:
Gostaria muitíssimo que vocês entrassem em contato comigo para poder trocar atividades na area matemática, pois estou tendo este ano esta nova experência em minha vida escolar e estou vendo que vocês podem me enriquecer muito.Meu email é:niviaricardocosta@hotmail.com
Solange
Olá ...Preciso muito da ajuda de vcs.Tenho um 8ºAno muito difícil de trabalhar, e estou sem idéias.São turmas que não se interessam muito por nada.Gostaria de uma mãozinha, para novas tentativas.Meu email: solangebsic@hotmail.com
Muito grata.
Olá, sou professora de experiências matemáticas e gostaria de trocar "figurinhas" com outros professores sobre a disciplina. Se alguém tiver alguma ideia de brincadeira legal pode me enviar e também tenho algumas bem bacanas! Meu email é michelegotelip@ig.com.br
olar presizo da tua ajuda para uma experiência de matemática para uma feira escolar estou cem ideias
Postar um comentário